Juri Gilbo

Nascido em S. Petersburgo em 1968, com raízes alemãs, Juri Gilbo foi igualmente moldado pelas tradições musicais da Europa de Leste e da Europa Ocidental, sendo há muito considerado um dos talentos mais entusiasmantes da sua geração. Recebeu as primeiras aulas de música aos quatro anos de idade, com foco no violino e na viola d’arco. Estudou no histórico Conservatório Estatal de S. Petersburgo e também na Universidade de Música e Artes Performativas de Frankfurt, onde integrou a classe de viola de Tabea Zimmermann. Em simultâneo, realizou a sua formação em direcção de orquestra com Luigi Sagrestano.

Juri Gilbo fez a sua estreia como maestro em 1997 e, desde então, tem colaborado com inúmeros solistas de renome mundial, incluindo Nigel Kennedy, Mischa Maisky, Vadim Repin, Sir James Galway, Igor Oistrakh, Edita Gruberova, Gautier Capuçon, Ute Lemper, Sergei Nakariakov, Richard Galliano, Ksenija Sidorova, Nils Landgren, Francesco Tristano, Janoska Ensemble, entre muitos outros artistas reconhecidos.

Para além da sua carreira no repertório sinfónico e operático tradicional, Gilbo tornou-se conhecido por cruzar fronteiras entre os mais variados estilos e épocas, desde o barroco ao rock. Para além dos grandes concertos sinfónicos e produções de ópera, tem desenvolvido projectos com actores, estrelas do teatro musical, músicos de rock, jazz, world music, música de cinema e outros projectos de crossover amplamente aclamados.

É presença frequente nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como as Philharmonias de Berlim, Colónia e Munique, Elbphilharmonie de Hamburgo, Gewandhaus de Leipzig, Alte Oper Frankfurt, Tonhalle de Zurique, Konzerthaus de Viena, Teatro Real de Madrid, Concertgebouw de Amesterdão, Théâtre des Champs-Élysées, Sala Béla Bartók de Budapeste, Theatro de Jerusalém, Teatro dell’Opera di Roma, entre outras. Participa também em conceituados festivais internacionais como o Schleswig-Holstein Musik Festival, Rheingau Musik Festival, Festival George Enescu em Bucareste, Festspiele Mecklenburg-Vorpommern, Festival de Istambul, Al Bustan Festival (Beirute), Haydn Festival (Seul), entre muitos outros.

Paralelamente à sua intensa actividade concertística internacional, Juri Gilbo realiza também gravações de elevada qualidade. Um exemplo disso é o seu CD com obras de Carl Maria von Weber, lançado pela SONY MUSIC, que recebeu o prestigioso prémio Editor’s Choice da conceituada revista Gramophone.

  • 11 OUTUBRO 2025 | Sábado | 21h00
    Teatro Municipal de Bragança
    Orquestra Philharmonia Frankfurt