A Orquestra Philharmonia Frankfurt, fundada em 2019, é provavelmente uma das mais recentes orquestras da Alemanha, mas é, sem dúvida, um dos conjuntos mais surpreendentes, interessantes e ambiciosos da actualidade.
A Philharmonia Frankfurt é uma daquelas descobertas musicais cujo carácter excepcional se faz notar, e sobretudo ouvir, de imediato. A impressionante dedicação, grande paixão e intensidade inspiradora da orquestra captam a atenção do público desde as primeiras notas. A orquestra é composta por músicos diplomados da prestigiada Escola Superior de Música de Frankfurt, o que faz desta orquestra uma das mais entusiasmantes formações profissionais da Alemanha actualmente: um conjunto internacional de excelência com um vasto repertório que sabe como cativar o público.
O dinamismo e a energia da orquestra explicam-se, entre outros factores, pelo seu elenco internacional, que reflecte a própria sociedade multicultural de Frankfurt. Os músicos do ensemble provêm não só de países europeus, mas também da América do Sul, Ásia, Austrália, bem como de Israel e da Turquia. Trata-se de um grupo intercultural de artistas cujo maior denominador comum é a linguagem da música. Assim, o caloroso som da lendária escola de cordas da Europa de Leste cruza-se com a precisão e virtuosismo da tradição de sopros da Europa Ocidental, dando origem a uma sonoridade verdadeiramente única.
O vasto repertório da orquestra, que vai do barroco à música contemporânea, da música de câmara às grandes sinfonias, tem contribuído para o seu reconhecimento como um conjunto sonoro extremamente requisitado. Além disso, a orquestra ultrapassa frequentemente as fronteiras de género musical e arrisca-se em experiências ousadas para além da música clássica: diversos projectos de crossover com músicos de rock, jazz e música electrónica fazem parte da agenda da orquestra.
Os artistas do ensemble são tão internacionais quanto os seus concertos: estão já previstas digressões por toda a Europa e além, incluindo actuações na Coreia do Sul, Israel, América do Sul, Dubai e Turquia.
O maestro titular da orquestra é o reconhecido maestro de Frankfurt, Juri Gilbo, que assume também a direcção artística do conjunto.